Dicas de filmes antigos sobre Direito


É inegável que filmes antigos possuem um charme especial.

Talvez pela falta de recursos, tanto financeiros quanto técnicos em decorrência da tecnologia da época, para que um filme realmente impressionasse seu público o roteiro deveria ser muito mais completo do que os de atualmente onde explosões de cores e efeitos especiais bastam para levar multidões às salas de cinema.
Nesta época era muito mais comum a arte imitar a vida do que a vida imitar a arte, logo, filmes sobre direito e emocionantes casos jurídicos se tornaram bastante populares. Estas obras são de grande importância para juristas e estudantes analisarem como o direito se portava naquele tempo, já que se trata de uma ciência humana que está em constante mutação, acompanhando a sociedade em que esta inserido.
Alguns destas grandes obras serão elencados abaixo. Pegue a pipoca e tenha um bom filme.

Testemunha de Acusação (1957)
Quando Leonard Vole (Tyrone Power) é preso sob a acusação de ter assassinado uma rica viúva de meia-idade, Sir Wilfrid Robarts (Charles Laughton), um veterano e astuto advogado, concorda em defendê-lo. Sir Wilfrid está se recuperando de um ataque do coração quase fatal e "supostamente" está em uma dieta, que o proíbe de ingerir bebidas alcoólicas e de se envolver em casos complicados. Mas a atração pelas cortes criminais é algo muito forte para ele, especialmente quando o caso é bem difícil. O único álibi de Vole é o testemunho da sua esposa, Christine Vole (Marlene Dietrich), uma mulher fria e calculista. A tarefa de Sir Wilfrid fica praticamente impossível quando Christine Vole concorda em ser testemunha, não da defesa, mas da acusação.


O Sol é Para Todos (1963)

Jean Louise Finch (Mary Badham) recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.

 

O Vento Será Tua Herança (1960)

Baseado em um caso real em 1925, um professor é preso por ensinar as teorias de evolução de Darwin. No processo judicial, dois grandes advogados argumentam o caso a favor e contra do homem. Um político fundamentalista o acusa do crime, enquanto um advogado famoso o defende.

 

12 homens e uma sentença (1957)

Um jovem porto-riquenho é acusado do brutal crime de ter matado o próprio pai. Quando ele vai a julgamento, doze jurados se reúnem para decidir a sentença, levando em conta que o réu deve ser considerado inocente até que se prove o contrário. Onze dos jurados têm plena certeza de que ele é culpado, e votam pela condenação, mas um jurado acha que é melhor investigar mais para que a sentença seja correta. Para isso ele terá que enfrentar diferentes interpretações dos fatos, e a má vontade dos outros jurados, que só querem ir logo para suas casas.

 
-----------------------------------------------------------------------------------------
Olá advogado(a), está procurando por uma sala em um escritório de advocacia para atender seus clientes? Conheça a MENSUR, temos planos a partir de R$ 200,00 mensais. Economize e tenha todo o suporte de um grande escritório de advocacia. Entre em contato.
Telefone: (62) 3626-0674
Whatsapp: (62) 9 9670-0358
Ou clique no link abaixo para ser redirecionado:
wa.me/5562996700358

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado(a), não abra um escritório antes de conhecer a MENSUR!

Peguei minha OAB. E agora?

Conheça a MENSUR, o escritório virtual exclusivo para Advogados.