Peguei minha OAB. E agora?


Definitivamente um dos momentos de maior êxtase na vida de um advogado é quando ele finalmente recebe sua tão desejada carteirinha da OAB dando a ele legitimidade para exercer a advocacia em todo território brasileiro.

Mas junto com essa alegria, vem o desespero. E agora?

Pois bem. Baseado nesta indagação tão natural e saudável, este artigo foi elaborado para ajudar os novos advogados a enfrentarem este momento de tanta insegurança e incertezas.
Primeiramente, saiba que, por mais que não pareça, a profissão da advocacia é muito abrangente. Há vários tipos de advogados em várias áreas diferentes. Há advogados que apenas prestam assessoria. Há advogados que trabalham apenas no contencioso, ou seja, com Ações judiciais. Há advogados assalariados que trabalham para empresas. Há advogados empreendedores que abrem seu próprio escritório ou se associam a algum outro.

Enfim, são várias as opções. Logo, antes de tudo, defina seu perfil e decida qual tipo de profissional você quer ser.

O mais habitual que os advogados recém habilitados costuma fazer é distribuir currículos logo na manha do outro dia após a cerimônia de entrega das carteirinhas. Esta é uma boa estratégia para quem quer ganhar um pouco de experiência.

Eu, particularmente nunca gostei desta opção. Primeiro porque o advogado assalariado na esmagadora maioria das vezes ganha um salário vergonhoso. E segundo porque período para ganhar experiência é estágio e não na advocacia.

A meu ver, todo advogado tem que ser empreendedor, seja abrindo um escritório por conta própria ou se associando a outros escritórios.

Ao associar a outro escritório, fique muito atento. É bastante comum grandes escritórios darem títulos de associados aos seus advogados, mas trata-los na prática como verdadeiros empregados, entretendo, desta vez, sem qualquer direito trabalhista. Logo, o advogado irá trabalhar 10-12 horas por dia e receber percentuais miseráveis por cada Ação em seu fim.

Levando em consideração a duração de um processo e que pouquíssimos advogados ficam nesta posição por muito tempo, é comum que você dedique 1 ou 2 anos de sua vida a um escritório e receber praticamente nada por isso.

Por isso, antes de se associar a um escritório, pesquise bastante, pois você poderá estar perdendo grande tempo de sua vida profissional. E a advocacia não se faz em um ano.

A minha sugestão é a seguinte: antes de tudo, busque uma especialização. O advogado clínico geral já não tem mais espaço no mercado.

Sempre que surge um problema você irá buscar um especialista para solucioná-lo, correto? No direito é a mesma coisa. Se eu tenho um problema trabalhista, vou procurar um advogado especialista para me ajudar, assim como um de família, tributarista, etc.

Após se especializar, monte um escritório!

Se ainda não tem capital o suficiente para manter o imóvel pelos primeiros meses, junte com mais 1 ou 2 colegas para dividir as custas. Mas cuidado para não fazer de sua sociedade um alfabeto inteiro.

Uma sugestão que se aplica a tudo na vida é a seguinte: se for fazer algo, faça bem feito!
Não caia nesta de “vou começar com essa salinha neste prédio caindo aos pedaços, mas quando as coisas forem melhorando, logo me mudarei”.

Na profissão da advocacia, a aparência é muito importante.

Um belo escritório passa segurança e credibilidade.

Logo, se for para montar algo, faça grande e imponente, ou belo e aconchegante, dependendo de sua área.

Mas escritórios assim custam muito dinheiro. Por isso, uma boa dica é um escritório virtual.
Estes escritórios já estão montados e decorados, contando com serviços de secretária e todo suporte de um escritório tradicional. Você poderá utilizar as salas destes escritórios para atender seus clientes e pagará apenas pelas horas que usufruir dos serviços. Assim, você terá a sua disposição um grande escritório por um preço muito barato.

Em Goiânia (GO) há o primeiro e único escritório virtual voltado exclusivamente para advogados, a MENSUR. Ele possui toda a estrutura e sistema de um escritório de advocacia tradicional, entretanto, você pagará apenas pelas horas que utilizar as salas para atender seus clientes. Poderá, inclusive, divulgar a MENSUR como seu escritório, e toda vez que as secretárias receberem alguma ligação te procurando, elas se apresentarão como suas secretárias e logo irão te encaminhar o recado. Este escritório conta também com uma sala corporativa onde o advogado poderá ficar no local por todo horário de expediente. Assim, todos seus clientes vão saber que você trabalha em um enorme e elegante escritório de advocacia, o que lhe dará uma grande credibilidade, mas você pagará valores baixíssimos por isso.

Ok. Após escolher o tipo de advogado que será, a área que irá atuar, e ter escolhido o escritório onde atenderá seus clientes, agora é hora de dizer ao mundo que você é advogado.
De todos os meios de marketing existentes, de longe o mais eficiente é o famoso boca a boca.
Facebook, instagram, artigos na internet, site no google, nada disso é páreo para a indicação de uma pessoa que você confia.

Por isso, logo ao saber qual será seu numero de inscrição na ordem, já mande fazer cartões e os distribua para todos que conhece. Dê cartões para mãe, pai, irmão, primos, amigos, parceiros de baralho, de pelada no domingão. Grite ao mundo que agora você é advogado! Mas não deixe de observar o código de ética, é claro.

Seguindo estes passos, pode ter certeza que seu futuro é o sucesso!

-----------------------------------------------------------------------------------------
Olá advogado(a), está procurando por uma sala em um escritório de advocacia para atender seus clientes? Conheça a MENSUR, temos planos a partir de R$ 200,00 mensais. Economize e tenha todo o suporte de um grande escritório de advocacia. Entre em contato.
Telefone: (62) 3626-0674
Whatsapp: (62) 9 9670-0358
Ou clique no link abaixo para ser redirecionado:
wa.me/5562996700358

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado(a), não abra um escritório antes de conhecer a MENSUR!

Conheça a MENSUR, o escritório virtual exclusivo para Advogados.