Quais são os custos para abrir e manter um escritório de advocacia?


De todas as opções disponíveis para um advogado exercer sua atividade profissional, a melhor delas é montar seu próprio escritório, se ele estiver priorizando lucro e reconhecimento.

Mas muitas são as dúvidas que surgem sobre quais são os custos de montar um escritório. Por isso a função deste artigo é te ajudar a colocar na ponta do lápis todas as despesas que você terá para abrir e manter um escritório.

Antes de tudo, adote uma máxima que pode ser aplicada em qualquer momento de sua vida: se for fazer algo, faça bem feito!

Não caia na falácia de começar com uma mesa e 2 cadeiras no fundo de casa e depois ir melhorando com o passar do tempo na medida que “o dinheiro for entrando”.

O ambiente que você trabalha diz muito sobre a qualidade de seus serviços. Pelo menos é isso que seus clientes vão pensar.

Um advogado que atende em uma garagem por 10 anos não passa credibilidade a ninguém. A primeira concepção que você teria é de que ele não teve competência e êxito em seus processos, por isso não está localizado em um local melhor.

Além do mais, um bom ambiente de trabalho influencia até mesmo sua autoestima e empenho em suas atividades, pois você se sente valorizado. Afinal de contas, como ensinava Rousseau: O homem é produto do meio.

Ao abrir um escritório, faça algo bonito, elegante, aconchegante e até mesmo imponente, dependendo de sua área.

Primeiramente, escolha um bom imóvel em uma boa localização.

Imóveis perto de fóruns e juizados trazem benefícios para você, mas não para seu cliente, pois normalmente estacionar nestas regiões é impossível.

Além do mais, com a digitalização dos processos, os advogados precisarão ir aos fóruns basicamente para suas audiências. Por isso recomendo que seu escritório fique em um local mais calmo.

Ao alugar um imóvel você pode optar por um escritório térreo ou em um edifício comercial. As vantagens do primeiro são o espaço, liberdade, facilidade de estacionamento, além de poder arquitetar a fachada como bem preferir. As vantagens das salas comerciais em edifícios são a segurança e menor custo de customização, além de ser muito mais fácil encontrar uma sala comercial que corresponda às suas expectativas do que um imóvel térreo.

Uma sala comercial de 30 a 40 m² em Goiânia, no ano de 2016, possui um aluguel de, em média, R$2.000,00 a R$3.000,00 reais. Dependendo da localização, é possível encontrar alguns de bons de R$ 1.500,00.

Um imóvel térreo com cerca de 200 m² em Goiânia, no ano de 2016, possui um aluguel de, em média, R$ 3.000,00 a R$ 5.000,00. Este tipo de imóvel vária muito o valor devido as qualidade de sua estrutura e arquitetura.

O imóvel escolhido aqui como base dos cálculos será uma sala comercial de 30 m² em um prédio, levando em consideração que este tipo de ambiente é, de certa forma, padronizado, facilitando a estipulação de um orçamento.

Pronto. Escolhido o imóvel, agora temos que partir para a reforma! Dar nossa identidade ao local.

Primeiramente, um painel com o logotipo do escritório e algumas letras de Acrílico não sairão por menos de três mil reais, por mais simples que sejam.

Quanto a pintura, por experiência própria digo que uma sala de 12 m² gasta um galão de uma tinta da melhor qualidade, acrílica semibrilho, que custa cerca de R$100,00, levando em consideração as demãos exigidas pelo fabricante.

Quanto aos móveis, considerando uma sala de 30 m² composta por uma recepção e uma sala de atendimento, você não poderá deixar de ter na recepção um balcão e uma mesa para secretária, um sofá ou cadeiras para espera, uma mesa de centro com revistas, e artigos de decoração. Em sua sala não poderá faltar uma mesa, 2 ou 3 cadeiras para clientes e uma cadeira executiva para você, além de um arquivo e armários, além de artigos de decoração.

Um balcão de secretária custa em média R$800,00. Cadeiras na sala de recepção do tipo sofanete custam R$ 1.400,00 (de 3 lugares). Cadeiras simples de secretária R$ 150,00. Mesa de centro R$ 300,00. Na sala de atendimento, a mesa executiva custa cerca de R$2.500,00. A cadeira executiva R$ 1.300,00, as cadeiras para os clientes R$200,00 cada, o arquivo de 4 gavetas custa cerca de R$ 800,00, e um armário baixo custa em média R$ 500,00.

Estes valores levam em conta a qualidade de médio padrão. Móveis de alto padrão são muito mais caros, podendo uma mesa custar cerca de R$ 6.000,00 em média.

Assim, em média, para se decorar uma simples sala de 30 m² em um prédio comercial não gastará menos de quinze mil reais. Isto sem contar com a decoração, eletrodomésticos da copa, computadores e impressoras.

Uma vez montada a sala comercial, passemos a estabelecer os custos mensais de sua manutenção.

Seu escritório tem que ter uma secretária, nem que você empregue sua prima, mas tem que ter, não adianta. É extremamente deselegante o profissional atender a porta, os telefonemas, buscar café e agua para os clientes. Não que tenha algo de errado nestas ações, mas da a impressão de que você não tem o suporte adequado.

Você precisará também de uma linha telefônica e internet. E também terá despesas fixas com energia, condomínio, água (dependendo do prédio).

O salário de uma secretaria é, em média, R$ 1.000,00, mas graças a CLT você pode reservar uns R$ 1.500,00 para pagar encargos trabalhistas como INSS, FGTS etc.

Internet e telefone você não gastará menos de R$ 300,00 mensais. Energia será cerca de R$ 200,00 (luzes acessas o dia todo e ar condicionado, além de computador).

Condomínio custa, em média, cerca de R$200,00 mensais, dependendo do tamanho do prédio.
Enfim, as despesas fixas, somando o aluguel de R$ 2.000,00, seria em torno de R$ 4.000,00  mensais por uma sala de 30 m² em um prédio comercial.

Em conclusão, uma sala de 30 m² em um prédio comercial exigirá o valor de aproximadamente R$ 15.000,00 para ser decorado e R$ 4.000,00 mensais para ser mantido.
Os valores de reforma serão consideravelmente mais elevados se o imóvel for térreo, principalmente pela fachada que normalmente é uma fortuna.

Vale ressaltar que esta conta foi feita de forma extremamente conservadora, levando em consideração apenas os itens essenciais que deverão compor o escritório. Até o preço foi determinado com uma média considerando os menores preços do mercado em produtos de médio padrão. Logo, certamente ao montar seu ambiente o valor será um pouco mais elevado que este.

Recomenda-se que ao abrir o escritório no perfil apresentado, você disponha do valor de R$ 35.000,00 no mínimo (quinze mil para decorar e 4 meses de aluguel), até mesmo para garantir os alugueis enquanto o você ainda não estiver obtendo lucro em sua atividade. Com menos que isso, não é recomendável se aventurar.

Realmente é muito difícil começar um negócio novo. E um escritório é isso, uma empresa, por mais que românticos juristas preguem o contrário, um escritório é sim uma empresa e um advogado é sim um empreendedor!

Mas você não precisa montar um escritório para ser um advogado empreendedor.

Já pensou se você pudesse usar as dependências de um outro escritório, porém sem ser associado dele, não tendo que dividir seus lucros, mas podendo divulgar para todo mundo que aquele era seu ambiente de trabalho e as secretárias que lá prestam serviço estão sob suas ordens?

Em Goiânia (GO) há um lugar assim. A MENSUR!

A MENSUR é um escritório virtual voltado exclusivamente aos advogados, onde são disponibilizadas elegantes salas de atendimento e de reuniões para que estes atendam seus clientes com conforto e total suporte de um grande escritório, pagando por isso apenas pela hora de locação de fato usufruída, gerando uma economia expressiva no desempenho de suas atividades.

Ele é o único do país (talvez do mundo) voltado exclusivamente para advogados, o que evita que você divida salas com corretores, vendedores, nutricionistas, personais treiners. Desta forma, você terá a sua disposição um enorme escritório de advocacia que esteticamente se apresenta como um escritório tradicional, com toda a elegância e decoro que a profissão exige, mas você pagará apenas pelas horas que utilizar suas salas, e ainda poderá dizer a todos os seus clientes que você faz parte daquele enorme e belo escritório. Poderá divulgar o endereço e telefone da MENSUR e dizer que atende naquele local, e sempre que as secretárias atenderem um cliente seu, logo te passarão os recados e receberão suas correspondências. E tudo isso por um valor baixíssimo.

Imagine o plano executivo, por exemplo. O valor dele é de R$ 200,00 mensais e o aluguel das salas será de R$ 30,00 a hora. Se você atender 2 clientes por semana, pagará por mês apenas R$ 440,00, e terá a sua disposição um escritório de grande porte e total suporte.

Não perca tempo, venha conhecer a MENSUR!!!

Telefone: (62) 3626-0674
Whatsapp: (62) 9 9670-0358
Ou clique no link abaixo para ser redirecionado:
wa.me/5562996700358

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